quarta-feira ,26 julho 2017
Home / Notícias / Novos assentamentos de terra em João Pinheiro , MG

Novos assentamentos de terra em João Pinheiro , MG

Quatro fazendas já foram aprovadas  e devem abrigar 171 famílias.

Desde 2014 um grupo de famílias de agricultores de João Pinheiro aguarda a liberação de verbas para compra de 4 fazendas e a entrega de lotes para cada um deles.

O grupo escolhe uma fazenda, seleciona os interessados, entrega o projeto ao governo (Programa Nacional de Crédito Fundiário) que paga a terra entregando para as famílias que terão carência e longo prazo para pagar a dívida.
 
No município  4 projetos foram selecionadas somado 1818 hectares, sendo os dois primeiros na fazenda forquilha e fazenda Cachoeira.

De acordo com Isaque Alves dos Santos, uma das lideranças que está frente de todos os grupamentos, ” há uma grande ansiedade das pessoas que querem voltar para a zona rural para ter a terra como uma fonte para seu sustento e uma fonte de renda”. Isaque menciona também que, ”atualmente 70% dos alimentos no Brasil vem da agricultura familiar e João Pinheiro não pode ficar de fora desta faixa, pois possui terra em abundância e gente interessada e diminui o êxodo rural”.

Os quatro locais escolhidos foram visitados pelos beneficiários e aprovados em assembléia. Entre os assentados é forte o pensamento de trabalhar com a agricultura de hortifrutigranjeiros, criação de suínos, caprinos e pecuária leiteira. Para dar o suporte técnico ao beneficiário será contratada uma empresa de assistência técnica.

Os projetos já receberam as visitas dos técnicos do governo federal avaliando o terreno e dois deles já estão em processo de finalização. Isaque disse que ‘’agora é esperar o pagamento da terra pelo banco e iniciar a entrega das glebas’’.

Veja quais os projetos e as fazendas selecionadas:  Associação Grupamento da Fazenda Cachoeira (Fazenda Cachoeira – 760 hectares – 47 famílias ), Associação dos Produtores da agricultura familiar de João Pinheiro ( Fazenda Forquilha- Olhos D’água – 999  hectares – 65 famílias), Grupamento Águas lindas fazenda galhos ( Região Buritizinho – 460  hectares 32 famílias), Grupamento Águas lindas Fazenda Capão da Onça ( Região Buritizinho – 226 hectares – 27 famílias).

Como participar e quem tem direito

Para participar do programa o beneficiário não pode ser funcionário público, empresário, não possuir propriedades rural acima de um módulo fiscal, não possuir herança de propriedade rural e não ter sido beneficiado em nenhum outro projeto de reforma agrária. Precisa possuir renda inferior a nove mil reais anos.

Atendendo estes requisitos ele terá direito a uma gleba de terra de tamanho mínimo de 10 hectares por família. Após o acesso ao programa, terá direito a um financiamento de até 80 mil reais para aquisição da terra. Esse será pago em 20 anos com três anos de carência e o pagamento posterior de 17 parcelas anuais com juros de 0,5% ao ano. Quem paga em dia terá 20% de desconto na parcela.

Por:Welington Ney MTB 13.344

Você pode Gostar de:

Minas tem primeira fazenda de energia solar por assinatura

Por enquanto, iniciativa só está disponível para o comércio Uma fazenda sem produção agrícola, mas …

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *