quinta-feira ,27 julho 2017
Home / Notícias do Mundo / Madrugada terá chuva de meteoros

Madrugada terá chuva de meteoros

chuvameteoros

Na madrugada entre quinta (20) e sexta (21) resquícios da passagem do cometa Halley formarão uma chuva de meteoros no céu no hemisfério sul. O fenômeno é chamado de Orionídeas, pois vem da constelação de Orion, e este especificamente ocorre duas vezes por ano, a primeira no mês de maio.

Esses meteoros são vistos quando a Terra cruza com fragmentos deixados pelo cometa Halley – que passou por aqui pela última vez em 1986 e deve voltar só em 2061. Esses ‘restos’ de cometa entram na atmosfera terrestre em grande velocidade, por isso o efeito de ‘chuva’. A expectativa é de que entre 20 e 40 meteoros, popularmente conhecidos como estrelas cadentes, cruzem o céu a cada hora. O entrar na atmosfera terrestre os fragmentos se incendeiam por conta do atrito e eles acabam se desintegrando total ou parcialmente. Não há riscos para as pessoas.

Em condições ideais será possível observar o fenômeno. Ou seja, em locais escuros e de céu limpo. Não é preciso nenhum tipo de equipamento, como binóculos ou lunetas. Em regiões metropolitanas é mais difícil de ver, devido à luminosidade em locais de concentração urbana. A luminosidade da lua que está na fase cheia também pode atrapalhar um pouco.

Para quem quer observar o melhor momento do Orionídeas, além de estar num lugar escuro, terá que se manter acordado, já que o auge se dá entre 2h e 3h da manhã e segue até pouco antes do amanhecer. A dica é olhar para o leste, próximo às famosas ‘Três Marias’.

Fonte:istoé

Você pode Gostar de:

Policial militar é preso após assassinar mulher a golpes de faca em Unaí, MG

Segundo a PM, autor é um cabo lotado na cidade de Buritis, também no Noroeste …

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *