terça-feira ,26 setembro 2017
Home / Política / Mobilização intensa marca eleição de prefeitos e vereadores para os colegiados executivos dos Fóruns Regionais de Governo

Mobilização intensa marca eleição de prefeitos e vereadores para os colegiados executivos dos Fóruns Regionais de Governo

Primeira semana do pleito contou com a adesão de até 90% dos representantes dos executivos e legislativos municipais

A primeira semana de eleição de prefeitos e vereadores para os colegiados dos Fóruns Regionais foi um termômetro do interesse e da importância do governo participativo. O pleito, que segue até o dia 13 de fevereiro, já foi realizado em 24 microterritórios e teve significativa representatividade.

Para exemplificar, a eleição mobilizou cerca de 90% dos prefeitos e vereadores   dos microterritórios de Governador Valadares, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí e Mantena (Território Vale do Rio Doce). Já nos microterritórios de Santos Dumont, Lima Duarte e Juiz de Fora (Território Mata), o índice de participação foi de 80%.

Consolidação

O secretário executivo dos Fóruns de Governo no Território Vale do Rio Doce, Fábio Brasileiro, diz que ficou surpreso com a grande adesão e ressalta o interesse demonstrado pelos novos vereadores em conhecer a dinâmica dos fóruns e a política de participação.

“A eleição tanto para prefeito como para vereador foi bastante participativa em todos os microterritórios do Vale do Rio Doce”, afirma Brasileiro.

Em alguns microterritórios, como os de Resplendor e Mantena, a escolha dos representantes dos executivos e legislativos municipais para os colegiados mobilizou quase 100% dos prefeitos e vereadores.

“Isso mostra que os Fóruns Regionais estão cada vez mais consolidados, sendo reconhecidos como uma ferramenta de participação, que influi diretamente nas gestões dos governos municipais e do estadual”, destaca Brasileiro.

Para Labernet Ribeiro, secretário executivo dos Fóruns de Governo no Território Mata, o balanço da eleição para os colegiados também foi positivo.

“O índice de participação demonstra o entendimento por parte das lideranças locais, prefeitos e vereadores de que os fóruns podem contribuir para o desenvolvimento regional, elaboração de propostas e resolução das questões municipais”, salienta Ribeiro.

Elo

O prefeito de Aimorés, Marcelo Marques, foi eleito para representar o microterritório de Resplendor no colegiado executivo do Fórum Regional do Território Vale Rio Doce. Ele considera os fóruns um importante elo entre os municípios e o Governo Estadual, principalmente para as pequenas cidades.

“Estamos com expectativa de colher bons resultados porque os fóruns podem agilizar o andamento das nossas demandas”, afirma Marcelo Marques.

O microterritório de Resplendor possui oito cidades que somam 250 mil habitantes.  Segundo Marques, a região enfrenta desafios nas áreas de segurança, saúde e educação. O prefeito também pontuou outras demandas que serão pauta nos fóruns, como a inclusão dos municípios do microterritório na área mineira da Sudene.

Conquistas

Já o vereador Luiz Carlos de Aquino, presidente da Câmara Municipal de Mendes Pimentel, vai representar os vereadores do microterritório de Mantena. Com história de atuação no movimento dos trabalhadores rurais e na Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetaemg), Luiz Carlos já teve experiência no colegiado, como suplente.

Luiz Carlos ressalta os avanços que a microrregião de Mantena já conquistou por meio da participação nos Fóruns de Governo. Ele cita como exemplo propostas alternativas de combate à seca e de estímulo ao homem do campo, colocadas como prioritárias e inseridas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

“Os fóruns são uma instância constante de debate e de aproximação com os vários órgãos de governo”, afirma o vereador. Luiz Carlos se diz otimista com os próximos passos dos colegiados e com a discussão de propostas que contemplam a agropecuária, em especial as pequenas propriedades rurais.

Diálogo e troca de experiência

O prefeito de Goianá, Estevam Barreiros, do Território Mata, será o porta voz dos prefeitos do microterritório de Juiz de Fora nos colegiado executivo. Ele considera essencial essa participação para levar as demandas da região, principalmente dos pequenos municípios, ao conhecimento do Governo Estadual.

“Nossa expectativa é a melhor possível e consideramos que essa abertura para a participação nos fóruns mostra que o Governo está interessado no crescimento de Minas Gerais como um todo, não com uma região apenas. É uma grande oportunidade”, salienta Estevam Barreiros.

O prefeito de Goianá também afirma que os fóruns criam para os municípios uma oportunidade de crescerem juntos, de trocarem experiências e divulgar suas ações. O microterritório de Juiz de Fora reúne 14 cidades do Território da Mata.

Eleição para os colegiados

A eleição de prefeitos e vereadores para os colegiados executivos dos Fóruns Regionais de Governo dos 17 Territórios de Desenvolvimento começou no dia 23 de janeiro e prossegue até o dia 13 de fevereiro. Serão escolhidos   um prefeito e um vereador de cada um dos 80 microterritórios. Os eleitos vão ocupar a vaga nos colegiados até o final de 2018.

Esta semana, a escolha dos representantes dos executivos e legislativos municipais para os colegiados acontece em 31 microterritórios: Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa (Território Caparaó); Além Paraíba, Cataguases e Muriaé (Mata); Aracuaí, Itaobim e Pedra Azul  (Médio e Baixo Jequitinhonha); Vespasiano, Nova Lima e João Monlevade (Metropolitano); Campo Belo e Divinópolis (Oeste); Itajubá, Três Corações, Três Pontas e Varginha  (Sul); Patrocínio, Ituiutaba e Uberlândia (Triângulo Norte); Ipatinga, Caratinga e Coronel Fabriciano (Vale do Aço); Patos de Minas, João Pinheiro e Unaí (Noroeste); Manga, Janaúba, Espinosa e Salinas (Norte).

Clique aqui para ver o calendário desta semana (30/1 a 3/2) da eleição de prefeitos e vereadores para os colegiados executivos.

Mais informações sobre a eleição nos telefones: (31) 3915-4766, (31) 3916-7013 ou (31) 3915-0074, no horário de 9h às 17h.

Para conhecer os Fóruns: www.forunsregionais.mg.gov.br

Fonte:Governo de Minas

Você pode Gostar de:

Senado aprova unificação de RG, CPF e título em um único documento

O DIN dispensará a apresentação de todos os documentos que nele sejam mencionados – entre …

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *