sexta-feira ,21 julho 2017
Home / Política / Prefeitos e vereadores que vão compor colegiados dos Fóruns Regionais de Governo tomam posse na próxima semana

Prefeitos e vereadores que vão compor colegiados dos Fóruns Regionais de Governo tomam posse na próxima semana

Eleição foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro e os escolhidos vão representar os 80 microterritórios de Minas Gerais

Prefeitos e vereadores dos 853 municípios mineiros já escolheram seus representantes para os colegiados executivos dos Fóruns Regionais de Governo. Os 160 eleitos tomam posse no próximo dia 13 de março, em Belo Horizonte, e vão ocupar a vaga nos colegiados até o final de 2018.

As eleições foram realizadas durante os meses de janeiro e fevereiro em assembleias para prefeitos e vereadores. O processo aconteceu em cada um dos 80 microterritórios e contou com uma representação média de 60% das prefeituras e 70% das câmaras municipais.

O trabalho intenso de mobilização, feito pelo Governo de Minas Gerais, por meio da equipe da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), foi um dos aspectos que contribuíram para a alta adesão.

Os executivos e legislativos municipais receberam comunicado formal, telefonema de confirmação e, muitos deles, foram informados do processo eleitoral, pessoalmente, pelos secretários executivos dos Fóruns Regionais, que percorreram vários municípios antes do pleito.

Legitimidade

“A mobilização foi muito importante porque deu legitimidade ao processo e o elevado índice de participação provou o êxito desse trabalho”, afirma Luiz Antônio Ribeiro, coordenador do Núcleo dos Fóruns Regionais da Seedif.

Segundo Ribeiro, as eleições deste ano para os colegiados foram mais representativas do que as de 2015, o que, na avaliação dele, mostra uma percepção positiva crescente dos prefeitos e vereadores em relação aos fóruns.

Luiz Ribeiro observa ainda que a adesão foi tanto quantitativa quanto qualitativa. Ele cita como exemplo o interesse, principalmente por parte dos prefeitos de cidades maiores. “Antes a participação desses municípios não era significativa. Desta vez houve uma disputa efetiva e, em alguns microterritórios, até acirrada, pela vaga nos colegiados”, pontua o coordenador do Núcleo dos Fóruns Regionais.

Receptividade

Os secretários executivos dos fóruns nos 17 Territórios de Desenvolvimento, que coordenaram as eleições com o auxílio das equipes da Seedif, relataram a receptividade dos novos prefeitos e vereadores em relação aos colegiados. José Romário Rodriques, responsável pelo fórum do Mucuri, se diz surpreso com a mobilização. “Eu notei que os prefeitos e vereadores descobriram que existe um canal de articulação com o Governo bem próximo deles. Isso aumenta a nossa responsabilidade porque temos de dar respostas às demandas”, ressalta.

Já o secretário executivo do fórum Vertentes, Sirley Dimitrius Chaves, percebe uma abertura para o diálogo. “Eles mostraram interesse em conhecer essa nova forma de conduzir a administração pública estadual, ouvindo para governar” afirma.

Ronaldo Manassés, do fórum do Território Metropolitano, por sua vez, observa nos eleitos uma confiança nos fóruns como canal de acesso ao Governo e espaço para discutir as necessidades locais.

Interlocução

Nos colegiados, prefeitos e vereadores eleitos vão ser as vozes dos executivos e legislativos dos municípios, com suas especificidades regionais. Eles falaram da expectativa em relação aos trabalhos nos fóruns, demonstrando disposição para fazer a interlocução com a sociedade civil e o poder público.

Eleito para representar os vereadores do microterritório de Teófilo Otoni, no Mucuri, Mauro Alves de Souza, de Ouro Verde de Minas, diz que vai assumir a vaga no colegiado como mediador do diálogo com Governo estadual. O vereador pretende levar para o debate nos fóruns propostas que contemplem as comunidades quilombolas, indígenas e os agricultores familiares da região.

“Minhas expectativas são boas porque teremos contato direto com agentes públicos e a própria sociedade civil. Vamos propor ações que atendam às comunidades mais carentes de políticas públicas” acentua Souza, que é quilombola e líder do movimento dos trabalhadores rurais no Mucuri.

Potencializar recursos

O prefeito de Matozinhos, Antonio Divino de Souza, foi eleito pelo microterritório de Vespasiano, no Território Metropolitano. Ele afirma que a motivação em participar do colegiado se deve à oportunidade de buscar uma presença mais forte da região junto ao Governo do Estado.

Antônio Divino aponta a melhoria da infraestrutura viária como um dos desafios do microterritório. Segundo o prefeito, projeto para desafogar o tráfego na MG– 424 está entre as demandas da região.

“Sentar à mesa de discussão dentro dos fóruns é uma chance que temos de encontrar caminhos para questões comuns a todos os municípios e levar ao conhecimento do Governo. Quando não se tem dinheiro para tudo, priorizar o que é de interesse geral é a melhor maneira de potencializar os recursos”, destaca o prefeito.

Regionais

Durante as assembleias para a realização das eleições para os colegiados executivos, os prefeitos e vereadores também puderam conhecer as diretorias e gerências regionais de empresas públicas do Estado, além das chefias de instituições e órgãos de Governo.

Estiveram presentes representantes da Cemig, Copasa, Emater, Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, Superintendências Regionais de Educação e de Saúde, entre outros.

Clique aqui e confira a lista dos prefeitos e vereadores que vão compor os colegiados executivos dos Fóruns Regionais.

João Pinheiro, MG

Marden Junior Teles
(Brasilândia de Minas)

Lindomar José de Jesus
(João Pinheiro)

Fonte:Governo de Minas

Você pode Gostar de:

Alterações nas margens da BR-040, com criação de Rotatórias e/ou trevos, bem como com fechamento dos demais acessos irregulares

Primeiramente porque são acessos irregulares onde ocorreram vários acidentes e já deveriam ter sido corrigidos …

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *